Instituto Rui Barbosa abre inscrições para o 1º Seminário Nacional sobre a Primeira Infância

Estão abertas as inscrições para o “1º Seminário Nacional – A Primeira Infância e os Tribunais de Contas”, iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira Infância. O evento contará com a parceria dos Tribunais de Contas do Ceará e de Goiás.

Com a temática “Criança como prioridade”, o Seminário acontecerá de forma presencial em Fortaleza, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, no Hotel Sonata de Iracema (Avenida Beira Mar, 848). As inscrições estão abertas no portal da Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC).

Uniformizar a compreensão e a importância da primeira infância, bem como reconhecer o papel dos Tribunais de Contas sobre o assunto, proporcionando o compartilhamento de boas práticas e a construção de temas prioritários e estratégias de ação, são os objetivos que nortearão as atividades a serem realizadas durante os três dias de Seminário.

Programação

* 3/8 – quarta-feira – No primeiro dia de programação, serão abordados assuntos acerca dos conhecimentos científicos sobre a primeira infância, além do Pacto Nacional pela Primeira Infância, e as ações a serem desenvolvidas no âmbito do Comitê Técnico do IRB.

* 4/8 – quinta-feira – Durante o segundo dia do evento, será realizado um aprofundamento sobre os indicadores da primeira infância no Brasil, o papel dos Tribunais de Contas e a avaliação das políticas existentes no assunto.

* 5/8 – sexta-feira – O terceiro, e último dia do seminário, além de se conhecer boas práticas que estão sendo desenvolvidas no país, em defesa da garantia dos direitos das crianças, serão definidas estratégias sobre as possíveis prioridades de atividades nacionais, regionais e locais de cada Tribunal.

O Seminário conta, ainda, com o apoio do Pacto Nacional pela Primeira Infância, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).