Vieira de Melo & Lionello promove hoje debate com especialistas no evento “Desafios e Soluções para o E-SOCIAL”
Encontro online gratuito destaca desafios e soluções para empresas se adequarem às novas exigências legais
A Vieira Melo & Lionello (VML), empresa de tecnologia jurídica, realiza o workshop exclusivo Desafios e Soluções para o eSocial, evento gratuito que reúne especialistas para discutir estratégias para declarações de processos trabalhistas na plataforma do Governo Federal, que passará por alterações a partir de janeiro de 2025. O encontro destaca pontos de atenção para a correta gestão do eSocial, abordando desde gerenciamento integrado entre departamentos, parâmetros do sistema, estratégias para evitar divergências de cálculos jurídicos e penalidades financeiras, além das alterações que passam a vigorar no próximo ano. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro.
“O eSocial é uma plataforma robusta que trouxe grandes avanços na unificação de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Contudo, a obrigatoriedade de declarações dos processos trabalhistas gerou novos desafios para as empresas. Muitas vezes, questões como falta de alinhamento entre áreas internas e erros na interpretação resultam em penalidades. Como empresa de tecnologia jurídica, nosso objetivo no workshop é aliar conhecimento técnico e prático com orientações sobre a responsabilidade de cada departamento para garantir a conformidade legal de maneira mais eficiente”, explica Jamile Ladeira, gerente geral da Vieira Melo & Lionello.
O eSocial foi implantado em fases desde 2014, mas a inclusão das declarações de processos trabalhistas, obrigatória há pouco mais de um ano, aumentou significativamente a complexidade para as empresas. Muitas enfrentam dificuldades com divergências entre os cálculos jurídicos e os parâmetros do sistema. Além disso, a falta de integração entre o departamento jurídico e a área de folha de pagamento é um desafio frequente que pode resultar em erros e penalidades. O envio de dados, por sua vez, exige uma gestão, com declaração de informações contínua e não periodicamente, reforçando a necessidade de processos internos bem alinhados. Em um cenário já desafiador, novas mudanças chegam a partir de janeiro de 2025 para serem integradas nos processos atuais, exigindo uma gestão ainda mais integrada.
Participam do evento Jamile Ladeira, gerente geral da VML, Gregório Oliveira, analista jurídico, e Michelle Queiroz, consultora trabalhista e em Previdência Empresarial, que compartilham suas experiências e orientações práticas para o público. As inscrições podem ser feitas no link https://vieiramelo.com.br/lp/
Faça seu comentário!