Noticia

87 vidas salvas de afogamento nas praias  de Fortaleza no primeiro trimestre de 2023

A Inspetoria atua na orla, do Mucuripe à Barra do Ceará

Balanço divulgado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), mostra que 87 salvamentos foram realizados salvas pelas equipes de guarda-vidas distribuídos nos postos da orla da cidade, entre os bairros Barra do Ceará e Mucuripe.

Atualmente, existem guarda-vidas em postos fixos em diversos pontos da orla fortalezense, como Barra do Ceará, Carapebas, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico, de domingo a domingo, das 8 às 17 horas. Os agentes contam com equipamento específicos como flutuadores e nadadeiras.

Em janeiro deste ano, o prefeito José Sarto anunciou que o projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema incluirá a implantação de um novo posto guarda-vidas, na comunidade no Havaizinho.

A Inspetoria de Salvamento Aquático atua ainda no apoio ao Projeto Praia Acessível, que oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar assistido às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, funcionando de quarta-feira a domingo, na Praia do Lido, conhecida popularmente como Praia dos Crush, em frente ao Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.

Balanço

De 2020 a 2022, a Inspetoria salvou 356 vidas, sendo 132 só no ano passado, 115 em 2021 e 109 em 2020. Além disso, a Inspetoria realiza também ações preventivas de caráter educativo, com orientações e abordagens a banhistas.

A Guarda Municipal de Fortaleza recomenda à população que procure os guarda-vidas antes de entrar no mar para saber os melhores locais e receber dicas para um banho seguro e consciente.