Projeto da vereadora Tia Francisca (PL)  facilita acesso de jovens ao primeiro emprego

A vereadora Tia Francisca (PL), propôs, através do projeto de Indicação nº 490 de 2021, a criação de plataforma digital do primeiro emprego denominada “Banco de Oportunidades”. A ferramenta tem como objetivo preparar os jovens entre 15 e 29 anos de idade para o mercado de trabalho, fomentando a sua inserção através da escolarização e capacitação nas mais diversas atividades laborais. O aplicativo também fará a ponte com empregadores disponibilizando assim vagas e estruturando iniciativas que facilitem o acesso desses jovens ao primeiro emprego.

O projeto, apreciado na sessão extraordinária virtual, na manhã da última quinta-feira, 20, foi encaminhado as Comissões Técnicas, a fim de que seja designado relator para avaliar a sua constitucionalidade. Sendo aprovada na Comissão, a proposição retorna ao Plenário para ser votada.

Serviços

O “Banco de Oportunidades”, prevê a criação de um sistema de e-mails e mensagens por SMS e WhatsApp para que os jovens possam saber sobre as oportunidades de trabalho existentes; organização de feiras de estágios e empregos; promoção de palestras de orientação vocacional, gestão de tempo, gestão financeira, elaboração de currículos e outros; orientação sobre cursos gratuitos disponíveis que possam capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

Trâmite – O projeto foi apreciado na sessão extraordinária virtual, na manhã desta quinta-feira, 20. Após a leitura da matéria, o presidente encaminhou-a para as Comissões Técnicas, a fim de que seja designado relator para avaliar a sua constitucionalidade. Sendo aprovada na Comissão, a proposição retorna ao Plenário para ser votada.