Universidade de Fortaleza firma convênio com instituição da Itália

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, assinou acordo de cooperação técnica com a Universitá Degli Studi di Sassari (UNISS), instituição de Ensino Superior da Itália. A parceria, iniciada no último mês de setembro, tem o objetivo de promover o intercâmbio de estudantes, funcionários, docentes e pesquisadores, além de implementar projetos conjuntos de pesquisa e proporcionar eventos científicos e culturais.

Antes mesmo do convênio, a Universidade de Fortaleza e a UNISS já haviam realizado atividades em conjunto, como a participação do professor Domenico D’Orsogna, docente da instituição italiana, em edições do Encontro Internacional de Direitos Culturais, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD).

O professor Humberto Cunha, docente do PPGD e organizador do Encontro Internacional de Direitos Culturais, que anteriormente ministrou palestras e aula magna na universidade italiana, conta que a Unifor sempre busca realizar convênios internacionais, chamados de “convênios guarda-chuva”, que podem ser desdobrados em acordos mais específicos, conforme os interesses mútuos.

“Desde 2018, comecei a me aproximar da Universitá Degli Studi di Sassari, devido às minhas idas à UNISS, bem como à participação do professor Domenico D’Orsogna no Encontro Internacional de Direitos Culturais, em Fortaleza. Resolvemos propor uma parceria, devidamente acatada pelas instâncias diretivas das duas Universidades, para possibilitar de forma institucional os intercâmbios acadêmicos”, conta Humberto.

Por autorização dos coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu de ambas as universidades – iuliana Giuseppina Carboni (UNISS) e Rômulo Guilherme Leitão (Unifor) –, um acordo mais   específico e operacional está sendo minutado, objetivando, em relação aos benefícios proporcionados aos estudantes, que os alunos da Unifor assistam aulas na Itália e vice-versa. No mesmo sentido, “os professores do PPGD poderão ministrar aulas na UNISS e os de lá aqui, e também poderemos desenvolver pesquisas em conjunto”, esclarece o professor Cunha.

Conheça o PPGD da Pós-Unifor

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor é conceituado com nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo o único de todo o Norte e Nordeste a atingir essa pontuação. Com esse título, o curso firma-se como um dos melhores do país, aliando ensino de excelência à oportunidade de realizar networking com profissionais do Brasil inteiro.

Além disso, a elaboração de pesquisas é uma prática intensa do Programa, sendo possível desenvolvê-las em conjunto com instituições dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Itália e outros países.

Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

Fonte – Site da Unifor