Advocacia

Advogados criam movimento para acompanhar e trocar experiências no setor de Construção Civil e Infraestrutura

Grupo “Jurídico de Capacete” já tem quase 100 especialistas que atuam com direito corporativo e tratam de contratos de obras e infraestrutura

O direito corporativo e a área de construção civil sempre estiveram ligados pelos contratos de obras e infraestrutura nas empresas, mas ainda não tinham um movimento de integração dos profissionais que tratam diretamente desses assuntos. Agora, um grupo chamado “Jurídico de Capacete” reúne especialistas e executivos de diferentes empresas para trocar informações e experiências no setor.

Contando atualmente com quase 100 integrantes, o grupo, que nasceu este ano, foi criado pela gerente jurídica, compliance e DPO do Grupo Açotubo, Manoela F Spolidoro de Lecuedo, e José Gabriel Fonseca Cardoso, gerente jurídico do Grupo Darcy Pacheco, ambos com larga experiência e altamente especializados em contratos de grandes obras e projetos de infraestrutura. A ideia é discutir temas específicos da construção, contratos de engenharia, gestão de compras e construção (EPC), projetos de energia, incorporação imobiliária, saúde e segurança do trabalho, gestão de contratos, gerenciamento de obra e o Built to suit, uma forma de locação imobiliária que ainda gera dúvidas.

Considerando que até então não existia um grupo desta natureza voltado para advogados corporativos que atuam em contratos e projetos de construção civil e infraestrutura, os fundadores do Jurídico de Capacete identificaram esta oportunidade para suprir esta lacuna e oportunizar que estes profissionais possam diariamente tirar dúvidas e se auxiliar para implementação de soluções práticas para suas rotinas, sendo este um dos grandes objetivos do grupo.

O grupo já conta com advogados corporativos de renomadas empresas que estão acostumados em seu cotidiano a lidar com profissionais de outros setores e que vivenciam a realidade de obra, o que torna a comunicação muito dinâmica e simples, desapegada de formalismos e linguagens complicadas que por muito tempo fez parte da rotina dos profissionais do Direito.

“O projeto nasceu de um grupo de mensagens com profissionais de diversas regiões e as discussões acabaram tomando uma proporção tão grande e importante que tiramos o projeto do papel. O objetivo é atualizar sobre soluções, tecnologias, movimentos de mercado e direcionamentos da indústria que podem impactar ações em desenvolvimento nas empresas”, explica Manoela.

A executiva conta, ainda, que o grupo não está aberto para os que trabalham em escritórios de advocacia, somente quem atua internamente com o jurídico de empresas. O “Jurídico de Capacete” surge em momento positivo do setor de construção civil. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a  expectativa é que a indústria apresente alta de 2,5% em 2023.

O grupo tem se reunido mensalmente de forma virtual para as atualizações e também tem página no LinkedIn e Instagram para compartilhar conhecimento. A partir do mês de agosto lançará uma coluna mensal sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mundo coorporativo, voltado à infraestrutura e construção, dentro da plataforma jornalística Jota. No futuro, o plano é criar conteúdos também no YouTube, com a realização de lives e palestras, além de lançamento de um clube de vantagens exclusivo apenas para os integrantes. Já foi realizado o primeiro meeting com tema relacionado à arbitragem nos contratos de infraestrutura, com programação de novos meetings para os próximos meses em que profissionais de diferentes disciplinas e que fazem parte do universo do universo corporativo (engenheiros, advogados, arquitetos, médicos do trabalho, administradores, economistas, etc.) poderão transmitir seu conhecimento para os membros do grupo e público em geral.