Assembleia Legislativa promove o 2º. Encontro Regional do Move Ceará com o  setor produtivo da macrorregião do Cariri

Através do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, em conjunto com a plataforma rendsCE,   a  Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta terça-feira,  11, a partir das 10 horas, no município do Crato, o segundo encontro regional do Move Ceará, iniciativa que promove o diálogo e a articulação visando fortalecer a economia cearense e contribuir para a retomada do crescimento com geração de emprego e renda no Estado.

Estarão reunidos, no auditório do CEJA Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, os principais representantes e agentes estratégicos do setor produtivo da Macrorregião do Cariri, formada por 29 municípios. “Estamos neste grande esforço conjunto para a retomada da economia, sem esquecermos dos cuidados com a saúde, que voltou a apresentar sinais de alerta. É preciso seguir as recomendações dos especialistas em saúde para que não haja retrocessos e, por outro lado, buscarmos alternativas criativas para a geração de emprego, renda e crescimento econômico”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa,

Com uma área territorial de mais de 17 mil km² localizada no Sul do Ceará, a macrorregião do Cariri reúne o segundo maior quantitativo populacional do Estado (11,30%), ficando logo atrás da macrorregião Grande Fortaleza (44,67%). A região tem participação em 7,62% do PIB do Estado, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e a Trends CE, o Move CE tem o objetivo de revisitar importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A iniciativa promove a escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros, um em cada macrorregião cearense. A iniciativa chega ao Crato na próxima terça, 11, após ter passado pela macrorregião de Fortaleza em dezembro de 2021.

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, Assembleia Legislativa, Conselho de Altos Estudos, parceiros e atores de cada macrorregião farão reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião. Turismo, Logística, Saúde e Agronegócio serão os setores discutidos de forma prioritária no encontro regional com setor produtivo do Cariri.

CALENDÁRIO

O calendário de visita estratégica às macrorregiões ainda garante encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Fortaleza (Grande Fortaleza), Aracati (Litoral Leste), Camocim (Litoral Norte), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Sobral (Sertão de Sobral) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe). Em dezembro, a Assembleia Legislativa recebeu o primeiro encontro do Move Ceará, que debateu áreas prioritárias da Grande Fortaleza.

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.