Começam amanhã, em Fortaleza, os Seminários Nacionais de Ouvidorias
A partir de amanhã, 15, prosseguindo até o dia 16, ouvidoras e ouvidores, servidoras e servidores de ouvidorias, acadêmicos(as) e interessados(as) de todo o país. participarão da primeira edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria 2023, que será realizado em Fortaleza na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). ,.
Programação
O primeiro painel abordará as Ouvidorias em Rede e o Uso do Fala.BR e será apresentado pela Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances. Após, serão debatidos temas, como a “Ouvidoria e fortalecimento da democracia”, “Assédio e o papel da Ouvidoria” e “Ouvidoria pública: grupos vulneráveis e o acesso ao Estado”.
Na quinta-feira, 16/3, será realizado painel sobre a Rede Nacional de Ouvidorias. Também serão promovidas oficinas com temas, como a “Atuação das Ouvidorias na Governança de Serviços” e “Proteção e incentivo a denunciantes”. No período da tarde, será apresentada proposta de regimento interno da Rede Nacional de Ouvidorias e serão eleitos os novos membros do Conselho Diretivo da Rede.
Entre as presenças confirmadas no evento, estão o ouvidor do TRE-CE, juiz David Sombra, a ouvidora-geral da União, Ariana Frances; a ouvidora do Tribunal Superior Eleitoral, Larissa Nascimento; a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; ouvidora da Mulher do TRE-CE e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, juíza Kamile Castro; a coordenadora do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal, Stella Maria Vaz.