Advocacia

Familiares e colegas  lamentam a morte do advogado e  professor  João Gonçalves de Lemos

Falecido neste domingo, 29, em Fortaleza, foi sepultado hoje, segunda=feita, 30, o advogado e escritor João Gonçalves de Lemos, fato lamentado pelos familiares, colegas e admiradores de sua vida e sua obra.

Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e presidente honorário do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), ele teve uma trajetória profissional marcada pela defesa dos direitos fundamentais e da democracia.

Quem foi

Natural de Lavras de Mangabeira, no Ceará, nascido no dia 15 de agosto de 1926,João Lemos decidiu se mudar para o Rio de Janeiro ainda no início de sua vida adulta. Na capital fluminense, ele se formou em Direito pela Universidade Cândido Mendes e em Sociologia e Política na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Desde muito cedo, mostrou-se interessado por periódicos, jornais e revistas, e, na década de 1940, no Colégio XI de Agosto, ele e colegas do citado educandário fundaram o jornal O Ipaumirim, todo feito em papel almaço, um trabalho hercúleo que exigia esforço enorme de seus ilustres “jornalistas” e o jornalzinho desapareceu simplesmente porque os alunos iam concluindo seus estudos e se mudando para cidades maiores. Depois colaborou no jornal O Catolé e foi um dos seus coordenadores. Criou o jornal O Trilho. Foi membro do Conselho Científico da revista Lumen ad Viam da UECE. Dirigiu a Revista da Faculdade Christus (RFC) e participou do Conselho Editorial da Revista Interagir (Faculdade Christus). Presidente de Honra do Conselho Editorial da Revista Acadêmica da ACSC e Coordenador do Conselho Editorial da Revista do Instituto dos Advogados do Ceará.

Professor e advogado, pertenceu a diversas Instituições culturais, entr4e as quais a Academia de Ciências Sociais do Ceará, seu atual Presidente; Instituto dos Advogados do Ceará, seu atual Secretário Geral; Academia de Letras dos Municípios, ocupando a Cadeira 01 representando Cedro, Vice-Presidência da Entidade; Academia Lavrense de Letras, seu atual Vice-Presidente; Associação Ibero-Americana de Direito Constitucional, Associação de Integração e Apoio dos Lemos (primeiro Presidente) e atual Presidente do seu Conselho Superior.

Comente esta noticia!