OAB CE promove neste sábado, 02, caminhada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB CE comemora neste sábado, 02 de abril, o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, com a realização da “Caminhada de Conscientização sobre o Autismo”. O ponto de partida da caminhada será na Avenida Beira-Mar (em frente ao antigo Boteco), até a praia acessível, às 08h da manhã.

Emerson Damasceno, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Ceará, comentou a respeito das barreiras que ainda existem na pauta em questão. “Através da caminhada, estaremos celebrando exatamente a diversidade que existe em nossa sociedade. É muito importante o respeito às diferenças e o cumprimento da lei, quando se trata de pessoas com deficiência, na questão da não discriminação – que é tipificado como crime na legislação brasileira – e no quesito da promoção da eliminação das barreiras que ainda são inúmeras”, disse.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado internacionalmente no dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. A data foi escolhida com a intenção de levar informação à população para redução da discriminação e do preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.