Iana Rangel Matias de Sousa-Respeitadas e admiradas Advogadas Cearenses

Admira na sua profissão o privilégio de na angústia e consternação da parte poder trazer esperança e aliar o sofrimento das pessoas. 

Esta jovem advogada cearense, casada, natural de Fortaleza/CE, graduada no Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7 (2015) e na Brigham Young University – Idaho no progrma Pathway Connect, é, atualmente, Diretora do Capítulo Fortaleza da J.Reuben Clark Law Society. Ex-assessora parlamentar e Diretora de Assuntos Públicos na Câmara Municipal de Fortaleza, foi Secretária-Geral da Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará (2016/2018); Secretária-Geral da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (2016/2018) e Membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (2016-2018).

Além da advocacia, onde atua nas áreas do Direito Civil e do Direito do Consumidor, notadamente nos tribunais estaduais e federais, inclusive o STJ e o STF, exerce com brilhantismo, as atividades de professora e palestrante. Por três anos seguidos, 2016, 2017 e 2018, recebeu o prêmio Outstanding Award Chapter – J Reuben Clark Law Society – Capítulo Fortaleza. Também foi ativa na organização da Conferência 2018 da J Reuben Clark Law Society, 2018, além de outros eventos, tais como II Forum Cearense de Liberdade Religiosa, 2018; A prática da mediação no Brasil e nos USA, 2017; Debate sobre Intolerância

Religiosa, 2017; I Simpósio de Direito da Faculdade Inspirar, 2017; II Jantar Anual da J Reuben Clark Law Society, 2017. Métodos Alternativos de Solução de conflitos: Um novo olhar do Judiciário, 2017; A Reforma Protestante e seu legado para o Direito e Economia; A Liberdade Religiosa nas Constituições Brasileiras, 2016; Conferência anual da J Reuben Clark Law Society, Fortaleza, 2016; I Jantar Anual da J Reuben Clark Law Society, 2016;I Forum Cearense de Liberdade Religiosa, 2015 e I Simpósio Jurídico do Vale do Jaguaribe 2015.

Ressalta como na sua carreira de advogada, uma das ações que mais lhe marcou foi a que garantiu o direito à vida de uma parturiente que estava com gravidez de risco e o plano de saúde negou-se a cumprir o contrato firmado entre as partes e realizar o parto, causando consequências graves, físicas e emocionais na cliente e em sua família.

Quanto ao poder judiciário cearense, ela afirma que, embora informatizado, o processo eletrônico não tem sido suficiente para agilizar a garantia dos direitos fundamentais das pessoas que ingressam com ações na Justiça. Referindo-se à advocacia brasileira, diz que ela

está em processo de renovação no qual um profissional devidamente qualificado e que desenvolva novas habilidades e competências, terá seu espaço garantido.

O uso da tecnologia possibilita ao advogado competir em condições de igualdade com escritórios de todo o Brasil de forma que o profissional vocacionado pode prestar ao cliente um serviço de excelência na defesa de seus direitos. Como meta para o futuro próximo encontra-se a realização de um Mestrado nos Estados Unidos, de modo que, ao voltar para o Brasil, ampliar o networking que já possui com empresas e escritórios de advocacia que negociam em ambos os países. Para tanto continuará advogando no Brasil enquanto estiver estudando no exterior.

Iana Rangel Matias de Sousa

OAB/CE 33915

Rua Aluysio Soriano Aderaldo, 50, Cocó

CEP 60192-330, Fortaleza/CE – (85) 99950-2188

ianamatias@hotmail.com

Respeitados e Admirados Advogados Cearenses | 2019

liana@lianafurtado.com.br