Ministério público deflagra 5ª fase da Operação Gênesis

Na manhã desta quarta-feira, 15, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Ceará, deflagrou a 5ª fase da Operação Gênesis, que visa cumprir cinco mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Fortaleza e Pacatuba com apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (COPOL), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Nesta 5ª fase da operação, os alvos são civis com atuação em Fortaleza e Maracanaú. Há evidências da participação dos suspeitos nos crimes de tráfico de drogas, receptação e desmanche de veículos roubados, além de assaltos. Além disso, observou-se que um dos alvos também possuía envolvimento com uma facção conhecida nacionalmente.

A organização criminosa era integrada, em sua maioria, por agentes e ex-agentes de segurança pública do Estado, além de pequenos e médios traficantes locais. Juntos, eles praticaram uma série de infrações penais, notadamente os crimes de extorsão, organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo e outras condutas correlatas.