TRE-CE promove amanhã, 14, reunião com partidos políticos sobre auditorias nas urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reunirá representantes de agremiações partidárias para abordar a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas Eleições 2022. O encontro ocorrerá nesta quarta-feira, 14, às 9h, na Sala de Sessões da nova sede do Tribunal.
A reunião será conduzida pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-CE, juiz Rommel Conrado. Em ofício aos partidos, o magistrado ressaltou a importância da participação de representantes das agremiações nas ações que envolvem o processo de auditoria da votação eletrônica e que visam atestar o correto funcionamento das urnas eletrônicas e dos sistemas nelas utilizados. Serão apresentadas, entre outros temas, informações sobre a participação das entidades fiscalizadoras nos procedimentos de auditoria.
Teste de integridade
A reunião também tem como objetivo receber dos partidos cédulas de votação já preenchidas para utilização no Teste de Integridade, regulamentado pela Resolução TSE nº 23.673/2021. A auditoria é realizada no dia da eleição, a fim de comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação.
Trezentas cédulas de votação, entregues a cada agremiação para preenchimento, serão devolvidas durante o encontro e guardadas até a audiência de definição das seções na véspera da auditoria. As cédulas serão depositadas em urnas de lona, a vista de entidades presentes e auditoria externa.