Comentários

Eleições 2022: entenda o que significa votar nulo ou em branco

Os votos brancos e nulos não são contabilizados no resultado final da eleição.

A eleição para os cargos majoritários em 2022 se aproxima e com ela, alguns mitos são propagados sobre o processo eleitoral e as consequências do seu voto. Os brancos e nulos entram nessa lista e fazem parte do imaginário da população como consequência na hora da contagem final.

Na verdade, o eleitor precisa saber que o voto em branco significa que a pessoa optou por não votar em nenhum dos candidatos. Ao apertar na tecla “branco” na urna eletrônica está abdicando do seu voto.

No voto nulo, o eleitor digita um número inexistente seja de candidato ou legenda e depois confirma. Para não correr o risco de anular, caso não seja o desejo do eleitor, é necessário conferir a foto do candidato após digitar o número e só então confirmar. A ação equivocada pode acarretar na anulação do voto.

Efeito dos votos brancos e nulos

A confusão de que esse tipo de voto também é computado no pleito não é verdade, pois de acordo com a Constituição Federal os votos (brancos e nulos) não são contabilizados, sendo somente os votos válidos. Os brancos e nulos não interferem na soma que elege quem obtiver mais votos válidos.

Uma dúvida frequente e que sempre está presente em mensagens nas redes sociais e mensagens de whatsapp evidencia que havendo mais de 50% de votos nulos a eleição é anulada. Esse tipo de mensagem é equivocado, pois o resultado da eleição depende exclusivamente dos votos válidos.

Outra afirmativa muito comum diz que os votos brancos são contabilizados para o candidato com maior quantidade de votos. Outra notícia falsa. Os votos brancos e nulos são contados, mas não interferem na soma que elege quem obtiver mais votos válidos.