OPINIÃO

INTERNET E DEMOCRACIA

POR ADRIANO PINTO

O governante eleito com proclamação de urnas eletrônicas sem emissão de comprovante escrito do nome sufragado pelo eleitor, percorreu estados nordestinos indicados como formadores de seu reduto eleitoral, sem lograr reunir massa popular para suas apresentações, que foram reportadas pelos veículos de comunicação subvencionados com verbas publicas sem exposição da ausência de populares e da bandeira do Brasil.

Foi a Internet que viabilizou a divulgação e o registro desse fato inconciliável com a proclamação recente de prefencia eleitoral.

Isto explica porque a justiça eleitoral e o governo federal expedem normativas limitadoras da liberdade de expressão pelas redes sociais, e promovem a punição de operadores da comunicação pela Internet ao invés de reagirem com os instrumentos democratidos oferecidos pelo devido processo legal em face de crimes configurados conforme o Código Penal..

A democracia do Brasil de hoje é mera narrativa nas decisões judiciais superiores, desconsiderando-se que a democracia é um conjunto de valores que orienta as instituições e os indivíduos que compõe a sociedade.

A democracia existe quando permite-se a participação de todos os cidadãos com a livre utilização dos espaços virtuais que liberta do domínio da comunicação subvencionada pelo governo.