Justiça Eleitoral

TRE orienta eleitores sobre a eleição suplementar de Baixio

No próximo domingo, 11/12, acontecerá, das 8h às 17h, a eleição suplementar de Baixio para escolha de novo(a) prefeito(a) e novo vice-prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) permanece tomando medidas de segurança para proteger a saúde de eleitoras(es), mesárias(os) e colaboradoras(es) e reforça as orientações e recomendações sanitárias a serem seguidas no dia da votação.

Documentação

Na seção eleitoral, o(a) eleitor(a) deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Caso o(a) eleitor(a) já tenha cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao(à) mesário(a) como documento de identificação.

Download gratuito do e-Título

O  TRE-CE orienta que os(as) eleitores(as) de Baixio façam com antecedência o download do aplicativo para garantir que tenham uma melhor experiência no dia 11/12. O app oferece diversas facilidades, como verificar local de votação; consultar a situação do eleitor(a); identificar-se na seção (se tiver feito biometria) e justificar a ausência à votação.

Para fazer o download gratuito do app, basta acessá-lo nas lojas on-line Google Play e App Store no seu smartphone ou tablet. Já para validar o aplicativo, é importante que o(a) eleitor(a) preencha os dados corretamente. Caso haja preenchimento de alguma informação em discordância com o cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão, e, consequentemente, o(a) eleitor(a) não poderá utilizar o app.

Caso as informações estejam de acordo com as do cadastro, o e-Título exigirá a resposta do(a) eleitor(a) a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso ao questionário poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Destaca-se que, embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do(a) usuário(a) menos fluida, as checagens são relevantes para a proteção dos dados do cadastro eleitoral. Outra medida de segurança na utilização do app é a necessidade de criação de senha de acesso.