90 anos de atuação do Sindilojas são celebrados em sessão solene na Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou na tarde desta quinta-feira (11/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 90 anos de fundação do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas).
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), autor do requerimento da homenagem, lembrou que o embrião do sindicato foi a Associação Profissional dos Lojistas do Comércio de Fortaleza, fundada em 1923 por Inácio Gomes Parente, junto com outros empresários do ramo. Dez anos depois, em 23 de maio de 1933, foi fundado o Sindicato dos Lojistas – hoje Sindilojas. “Aquele sonho de Inácio Gomes Parente é hoje uma realidade na pujança, na credibilidade, na ousadia e no prestígio de um grande sindicato”, comentou o parlamentar.
Sérgio Aguiar salientou ainda que o “sindicato patronal é a entidade que busca fortalecer o setor econômico de interesse por meio de fornecedores e parceiros, criando condições favoráveis para uma cadeia produtiva manter-se operante”. O deputado ainda ressaltou o trabalho dos ex-presidentes da instituição, além dos atuais dirigentes e colaboradores, para a construção de um sindicato forte.
Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5) Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho; a 1ª mulher diretora e superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Eliane Libânio Brasil de Matos; a 1ª mulher presidente da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio e Serviço do Estado do Ceará (Femicro/CE), Antônia Dalvani Marques Arruda; além das entidades Associação Comercial do Ceará, R. Chagas e Cia Ltda. e Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas). Os cinco primeiros receberam ainda a comenda Edson Queiroz, entregue pelo Sindilojas.
O presidente do Sindilojas, Cid Alves, explicou que a comenda foi “fruto de uma concessão da Dona Yolanda Queiroz ao então presidente (do Sindilojas) Alberto Farias e que nós mantemos”. Na avaliação dele, essa é uma homenagem importante ao fundador do Grupo Edson Queiroz (GEQ). Cid Alves ainda traçou o perfil de cada um dos que receberam a comenda e os motivos da escolha desses nomes.
Falando em nome dos homenageados, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5) Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho agradeceu pelo reconhecimento. Ele ainda rememorou a trajetória do empresário Edson Queiroz, que iniciou seus negócios ao abrir uma loja de fogões na Praça do Ferreira em 1951, transformando-se, a partir disso, em um dos maiores grupos empresariais do País. “Reconhecemos e celebramos o legado de Edson Queiroz e sua contribuição incomparável para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou
Falando em nome da família Queiroz, Igor Queiroz Barroso – neto de Edson Queiroz – comparou a força do fundador da holding ao “empenho de um guerreiro, que lutou fortemente para criar o Grupo Edson Queiroz (GEQ)”. Entretanto, ele também ressaltou a importância da avó e esposa de Edson Queiroz, Yolanda Queiroz, e do filho dela, Airton Queiroz, para manter as atividades do grupo após a morte de Edson Queiroz em um acidente de avião em 1982. Ele ainda lembrou que, nesta sexta-feira (12/04), comemora-se o centenário de nascimento de Edson Queiroz.
Também estiveram presentes na mesa da solenidade a secretária-executiva da Casa Civil do Governo do Estado, JoeliseCollyer; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) Iracema Vale; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), André Montenegro; e o presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, Edson Queiroz Neto.
Comente esta noticia! –
Fonte – Comunicação Social – ALCE