Reitores divulgam carta desligando-se da ANDIFES, acusando-a de aparelhamento ideológico

Os reitores José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Edson da Costa Bortoni, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Janir Alves Soares, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Murici (UFVJM) e Carlos André Bulhões Mendes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgaram carta encaminhada ao presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (ANDIFES), na qual informam que decidiram se desligar da Associação.

Abaixo, o teor da carta
“Brasília, 24/07/2021.
Ao Magnífico Reitor
Prof. Edward Madureira.

Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.

José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, Edson da Costa Bortoni, Janir Alves Soares e Carlos André Bulhões Mendes, reitores, respectivamente, da UFC, UFERSA, UNIFEI, UFVJM e UFRGS, vêm, com reciprocidade de respeito, expor e requerer a Vossa Magnificência o seguinte:

1. Os requerentes, desde que assumiram as elevadas funções de reitores das suas respectivas Universidades, procuraram uma aproximação com a Andifes, não só como forma de fortalecer a entidade representativa dos reitores das Universidades Federais, mas, também, com o objetivo de conhecer os colegas e com eles estabelecer um diálogo construtivo e de troca de informações.

2.As tentativas, registre-se com pesar, jamais foram frutíferas, já que nunca nos sentimos aceitos e acolhidos, quer pelo fato de que não fomos os “primeiros da lista tríplice”, como também por não nos portarmos, publicamente, hostis ao atual Governo Federal.

3.Na verdade, Vossa Magnificência chegou a declarar, publicamente, que estava “guardando” o lugar dos “reitores eleitos e não empossados”, manifestação que materializou, com rara grosseria, a hostilidade com que temos sido tratados na entidade. Mais não se faz necessário!

4.Diante do exposto, e desejando que os objetivos da ANDIFES voltem, em breve, a circular em torno dos interesses das universidades, independente da conformação ideológica dos reitores, manifestamos aqui, e por este documento, o nosso desligamento dos quadros da instituição, reiterando o nosso propósito de contribuir, sempre, com os destinos das nossas universidades, pelo que nos manteremos à disposição da Instituição para dialogar e construir alternativas.

Atenciosamente,

José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor da UFC

Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira
Reitora da UFERSA

Edson da Costa Bortoni
Reitor da UNIFEI

Janir Alves Soares
Reitor da UFVJM

Carlos André Bulhões Mendes
Reitor da UFRGS”