Estudantes universitários e profissionais graduados interessados em atuar no Ministério Público do Estado do Ceará têm até 23h59 de quarta-feira, 9 de setembro, para participar da seleção destinada à formação de cadastro de reserva para estágio e para o programa MP Residente.
As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi — IEL/CE, responsável pela organização do processo seletivo.
Os candidatos aprovados formarão cadastro de reserva para futuras convocações, previstas a partir de 2027, com possibilidades de atuação em unidades administrativas e órgãos de execução do Ministério Público na Capital e no Interior.
Quem pode concorrer ao estágio
Para participar da seleção de estágio, o estudante deve, no momento da inscrição, ter cursado pelo menos 20% e no máximo 80% dos créditos necessários para concluir a graduação.
A instituição de ensino superior também precisa ser conveniada ao MPCE.
Provas em outubro
As provas estão marcadas para 11 de outubro de 2026 e serão presenciais.
A aplicação ocorrerá em:
Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Russas, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Tianguá e Crateús.
A avaliação terá 50 questões objetivas e uma redação.
Serão 15 questões de Língua Portuguesa e 35 de conhecimentos específicos. A redação será dissertativa e abordará tema da atualidade.
Novas áreas
Entre as novidades desta seleção está a oferta de cadastro para residentes de Publicidade e Propaganda e Arquitetura em Fortaleza, além de Jornalismo em Fortaleza e Juazeiro do Norte.
O processo reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, conforme as regras dos editais.
O resultado final está previsto para 14 de dezembro de 2026.
As regras completas estão nos editais nº 01/2026, relativo ao estágio, e nº 02/2026, referente ao MP Residente.
Fonte: Ministério Público do Estado do Ceará.
