Imprensa cearense conhece as novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na tarde desta quarta-feira, 16, coletiva de imprensa com o presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, e com a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo, para apresentação das novas urnas eletrônicas. Foram recebidas, na última semana, 1.300 urnas do novo modelo e a previsão é de que sejam entregues 10.424 novos equipamentos, até a data das Eleições 2022.

Na ocasião a secretária de Tecnologia da Informação, Lorena Belo, disse que é a primeira vez que a urna eletrônica passa por um redesenho, vindo com uma apresentação totalmente nova.

Quanto à segurança da urna, Lorena Belo explicou que o novo equipamento é tão seguro quanto os modelos anteriores. A mudança é que o perímetro criptrográfico foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.  Ela esclareceu ainda que “independente do modelo, os softwares são os mesmos e atendem aos mesmos critérios de segurança, auditabilidade e de integridade do resultado da votação”. E acrescentou: “O eleitor pode ficar tranquilo que qualquer que seja a aparência da urna em que ele votar, o voto está bem garantido”.

Novidades

Entre as novidades apresentadas, foi a mudança da bateria da urna, que passou a ser de lítio. Essa bateria tem maior vida útil, além de não demandar recargas a cada quatro meses de armazenamento, como as utilizadas em outros modelos. A secretária pontuou também que a urna está mais leve e menor, o que reduz custos na distribuição e facilita o armazenamento desses equipamentos. Outra mudança foi no terminal do mesário no modelo UE2020. Agora, ele não tem mais teclas, possuindo uma tela sensível ao toque,  permitindo maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

Dois Modelos

As novas urnas se somarão a outras, modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 25.063 urnas serão o quantitativo total de urnas que integrarão o parque do TRE-CE para as Eleições 2022.